Conclusão

1)    Os princípios da administração descritos na Teoria Clássica de Fayol são:
·         Divisão de trabalho;
·         Autoridade e responsabilidade;
·         Disciplina;
·         Unidade de comando;
·         Unidade de direção;
·         Subordinação do interesse individual ao interesse geral;
·         Remuneração do pessoal;
·         Centralização;
·         Cadeia escalar;
·         Ordem;
·         Equidade;
·         Estabilidade do pessoal no cargo;
·         Iniciativa;
·         Espírito de equipe.
    No Center Okinalar Tomori podemos identificar alguns desses princípios sendo utilizados no dia-a-dia da empresa. Divisão de trabalho (cada funcionário tem uma função para melhor atender o cliente); Autoridade e responsabilidade (cada funcionário tem uma responsabilidade dentro da empresa e responde a um supervisor e ao gerente de vendas); Disciplina (todos os empregados devem trabalhar juntos para chegar a um objetivo em comum, que no caso da Tomori, a empresa tem uma meta a ser atingida e, além disso, os funcionários são advertidos quando alguma situação está fora das normas da empresa); Unidade de direção (os funcionários estão sempre atrás de metas e objetivos iguais); Remuneração do pessoal (os salários são divididos em fixo e remuneração por vendas. Além disso, os funcionários ganham bonificações de acordo com seu trabalho. Ex: os funcionários que trabalham no estoque devem reciclar todos os materiais não usados, no final do mês, o dinheiro recolhido com as reciclagens é dividido entre esses funcionários); Cadeia escalar (há uma hierarquia na Tomori e os níveis mais baixos desta devem reportar seus serviços aos níveis acima com relatórios mensais); Ordem (há uma organização na empresa, principalmente porque há divisões dentro da loja com relação aos tipos de produtos vendidos, como parte de elétrica, ferragens, tintas etc.); Estabilidade do pessoal no cargo (vários funcionários estão no cargo há anos. Eles preferem manter uns funcionários do que mudarem e terem que iniciar todo o procedimento de aprendizado do zero); Iniciativa (a alta administração gosta que os funcionários dêem suas opiniões e principalmente que tenham a iniciativa na hora de vender e se comunicar com os clientes); Espírito de equipe (a alta administração preza uma boa convivência entre todos os funcionários, realizando até churrascos para fortalecer os laços entre os funcionários com o intuito de melhorar a interação e assim, o relacionamento que pode gerar mais produtividade). 

2)    Dentro da Teoria Clássica há um movimento chamado Escola das Relações Humanas, este teve como objetivo unir teoria e prática para ajudar os gerentes a serem mais sensíveis as necessidades dos funcionários. Um dos especialistas da área, Elton Mayo, desenvolveu uma experiência que ajudou os teóricos das organizações a aprender como trabalhos em grupo, as atitudes e as necessidades dos trabalhadores afetavam diretamente sua motivação e seu comportamento dentro da empresa. Este experimento ficou conhecido como “A experiência de Hawthorne”. Mayo chegou as seguintes conclusões:
·         A motivação dos funcionários não era determinada só por fatores externos, como condições físicas do trabalho e pagamentos. Fatores psicológicos também afetavam a produtividade;
·         Apesar de não ser um fator isolado, a produtividade poderia aumentar se os funcionários tivessem pausas durante o horário de trabalho;
·         A produtividade aumentava quando havia uma interação social positiva entre empregados e supervisores;
·         Quando havia mais interação social, como conseqüência havia uma maior tendência de liderança o que ajudava na cooperação dos trabalhadores a superar dificuldades;
·         O resultado da produção e do comportamento dos funcionários era afetado pela satisfação e insatisfação das tarefas definidas;
·         Havia mais produção quando os trabalhadores realizavam tarefas sem a determinação da alta administração, isto é, quando eles (trabalhadores) faziam uma tarefa não pré-definida;
·         O comportamento dos indivíduos era determinado pelas atitudes dos grupos ao qual ele estava inserido;
·          A produção de cada indivíduo não era determinada pela sua capacidade, inteligência ou habilidade, mas sim pelo o grupo em que estava inserido;
·         Quando a alta administração resolvia inovar e melhorar técnicas, os funcionários não viam com bons olhos, pois isso significava que iriam trabalhar mais e receber o mesmo salário.
    A alta administração do Center Okinalar Tomori tem uma grande preocupação com os empregados. Pensando nos empregados, foi criado um refeitório para uma melhor acomodação dos funcionários durante os horários de almoço. No refeitório, há microondas, geladeira, fogão e até uma churrasqueira que é utilizada em dias de confraternização dos funcionários. Além disso, está em andamento a montagem de uma sala de descanso que os funcionários poderão usufruir ao longo de seu horário de almoço e terá uma televisão e uns “puffs” para eles descansarem. Isso tudo visando uma acomodação melhor dos funcionários durante suas pausas, o que segundo a experiência de Hawthorne pode ajudar na produtividade. É interessante notar que os administradores em cargos mais altos (presidente/dono e gerentes) têm uma grande preocupação com a motivação e o comprometimento dos funcionários. Segundo o próprio dono, a empresa visa muito o funcionário ajudando-os com o que for necessário. Durante a visita foi possível observar um ambiente muito tranqüilo e o mais interessante foi o como os funcionários se comunicavam com os supervisores, era possível notar um respeito, mas ao mesmo tempo uma grande liberdade para esporem suas opiniões e tirarem dúvidas com relação a vendas ou materiais que os clientes estavam procurando.

3)    A teoria burocrática foi descrita por Max Webber com o intuito de construir um sistema administrativo que buscava a racionalidade da técnica após estudos dos tipos de relacionamentos humanos necessários para aumentar a produção. Quando foi feita, Webber definiu que as características dessa teoria seriam:
·         Divisão de trabalho: as atividades são divididas em tarefas simples para que qualquer pessoa, independente do tipo de organização que venha, possa se tornar especialista em um menor tempo. A especialização contribui muito para a eficiência na organização. Cada função tem definida clara suas responsabilidades;
·         Hierarquia de autoridade: deve haver uma cadeia de comando, cada posição na cadeia deverá ter responsabilidades e deveres específicos, assim como benefícios;
·         Racionalidade: os membros empresa devem ser escolhidos por suas qualidades técnicas com o objetivo de desempenhar com qualidade a função. Quando for promover algum funcionário, deve ser feito baseado no desempenho e capacidade técnica, ou seja, por mérito;
·         Regras e padrões: as decisões são geradas por regras, disciplinas e controles definidos com imparcialidade e válidos para qualquer membro da empresa como para clientes;
·         Compromisso profissional: os administradores devem receber salário fixo e não são os donos da empresa. Os gerentes devem ser treinados para as tarefas administrativas melhorando a qualificação para alcançar uma eficiência maior e maior controle dos empregados;
·         Registros escritos: deve haver registro elaborado de todas as transações realizadas pela empresa com o objetivo de manter uma continuidade organizacional e manter uma uniformidade;
·         Impessoalidade: todas as regras e procedimentos devem ser aplicadas para todos os funcionários com imparcialidade e uniforme.

     O Center Okinalar Tomori segue a abordagem burocrática, uma vez que essas sete características são observadas. Há uma definição clara da divisão do trabalho, as tarefas são definidas e qualquer um pode exercer-las após um pequeno período de treinamento. Também há uma hierarquia de comando e cada função tem suas responsabilidades bem definidas, por exemplo, os caixas são responsáveis únicos e exclusivamente por oficializar a venda. Podemos observar outras características na empresa, como regras e padrões, registros escritos e impessoalidade. Inclusive a empresa está montando uma sala de arquivo morto, isso quer dizer, uma sala onde todas as transações já realizadas serão guardadas para terem tudo registrado. Fica claro que a empresa segue a linha burocrática.
4)     Até metade do século XX a grande maioria dos teóricos organizacionais ignoravam o papel da tecnologia para a estrutura das empresas e a viam como uma variável limitante. Isso mudou quando Joan Woodward, uma socióloga industrial inglesa, iniciou um estudo colocando a tecnologia como responsável por um papel tão importante que a da estrutura da empresa e seus processos de organização. Woodward demonstrou que a tecnologia tem uma ligação direta com o aumento da complexidade da empresa. À medida que a escala de produção aumenta é necessário que o nível dos administradores aumentasse ao mesmo tempo de modo semelhante à amplitude de controle do executivo-chefe. Quando há um aumento da complexidade tecnológica junto deve haver uma diminuição da amplitude de controle, assim os custos dos operários diminuiriam. Para que a empresa tenha sucesso, segundo o estudo, é necessário que esta se adéqüe a melhor estrutura para o nível de tecnologia que possui.
           
            Charles Perrow analisando os estudos de Woodward mostrou que se deve prestar atenção em duas dimensões da tecnologia: a variabilidade da tarefa (se esta é previsível ou variável) e a análise da tecnologia. A variabilidade está relacionada com a predição dos números de casos excepcionais ou imprevisíveis que acontecerá na empresa e a amplitude dos problemas já conhecidos, portanto uma empresa com uma produção em massa com pouca variabilidade deve ter menos exceções ou imprevisibilidades do que uma empresa com uma variabilidade muito grande de produtos. Já a análise de tecnologia relaciona-se com as atividades desmembradas com alta especificidade e a amplitude dos problemas que podem ser resolvidos por um método conhecido ou um novo método, portanto algo rotineiro ou algo novo.

        A Tomori busca se desenvolver através do aprimoramento de seus produtos, além disso, com a tecnologia, o controle interno que a empresa realiza através de sistemas para facilitar a organização de seus serviços, contatos, produtos e documentos. Como a empresa busca a expansão e atua num ramo onde os produtos são altamente variáveis e diferentes, o presidente dispõe um grande controle de cada situação externa e interna envolvida na empresa, visando reduzir ao mínimo os erros de gestão e de execução - a empresa também demonstra cuidado por seus produtos serem de grande variabilidade e isso acarreta um cuidado especial com cada fornecedor, pois sabem das grandes imprevisibilidades existentes, mas assim, motiva a busca de novas opções/soluções para aprimorar o seu funcionamento.

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